Meteorologia
- Publicado em Sexta, 04 Janeiro 2013 19:08
A área de Meteorologia da FUNCEME elabora as previsões de tempo e clima para o Nordeste brasileiro, com ênfase para o estado do Ceará, monitora os principais sistemas meteorológicos que atuam sobre este e fornece informações relacionadas à Meteorologia aos setores da agricultura, recursos hídricos e ambientais, energia e turismo.
A Meteorologia dispõe vários boletins técnicos aos usuários em geral, como: o boletim de previsão diária, boletim de análise das chuvas, boletim climático mensal (ClimAlerta), boletins especiais de alerta e boletim de registro de chuva.
Previsão Climática Regionalizada
A FUNCEME conta, desde 2001, com um avançado sistema de previsão climática regional, tendo sido o primeiro centro de previsão no mundo a ter um cluster operacional para este fim, utilizando dois modelos numéricos: o Regional Atmospheric Modeling System (RAMS), desenvolvido na Colorado State University, e o Regional Spectral Model (RSM), desenvolvido pelo NCEP-National Center for Environmental Prediction. Ambos são alimentados pelos dados de modelos globais, para diferentes cenários de temperatura da superfície do mar. A FUNCEME conta hoje com um conjunto (“cluster”) de 30 PCs dedicados exclusivamente à Previsão Climática Regional, disponibilizando, com 3 a 6 meses de antecedência, a previsão de precipitação para o Nordeste Brasileiro.
Previsão de Tempo
A FUNCEME faz, duas vezes ao dia, a previsão de tempo para as diversas regiões do Estado do Ceará. Para isto, é feita a análise de dados meteorológicos, imagens de satélite e previsões de modelos atmosféricos de diferentes centros. A FUNCEME conta, ainda, com a ferramenta do Multimodelo, que combina os resultados de diferentes modelos de outros centros de previsão.
FERRAMENTAS DE PREVISÕES
Radar Meteorológico
O RADAR da FUNCEME, instalado na UECE, Campus do Itaperi, permite monitorar a precipitação em tempo real com área de alcance de 120 km, permitindo a previsão de curtíssimo prazo de eventos severos
Satélites
As imagens e dados de satélites meteorológicos e ambientais, fornecidos no visível, infravermelho e vapor d'água, ajudam na análise e na previsão do tempo e possibilitam a obtenção de produtos como a temperatura da superfície do mar, caracterização da cobertura vegetal, estimativa de focos de calor, ventos em altitude, água precipitável, instabilidade atmosférica etc. Atualmente, a FUNCEME dispõe de modernas estações de recepção e processamento de imagens e dados de satélites geoestacionários (série METEOSAT) e de órbita polar (série NOAA e OrbView-2)l.