Topo da página

Pesquisa

Conteúdo do site

Coluna esquerda

Coluna do centro

Conhecimento compartilhado: visitas de estudantes à Funceme crescem 13% em 2017

Universitários, alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio conhecem as estruturas e têm contato com as atividades do órgão por meio de verdadeiras aulas de campo
 

 

O número de estudantes que visitaram a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em 2017 cresceu em relação ao ano passado. Neste ano, a instituição recebeu 1.445 alunos de escolas e universidades para conhecer a estrutura e ter acesso às atividades do órgão contra 1.276 de 2016. O crescimento foi de 13%.

As visitam se configuram como uma verdadeira aula de campo. Nas ocasiões, os alunos têm acesso às estruturas dos núcleos de Meteorologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Além de passear pelos espaços, os estudantes conhecem um pouco mais das atividades desenvolvidas pela Funceme por meio de palestras ministradas por experientes profissionais. O funcionamento da estação meteorológica também é compartilhado com os grupos.

Logo após o encontro, o/a representante da turma preenche um documento em que é possível avaliar a visita. Para a servidora da Fundação Ana Célia Belchior, que é responsável por agendar e organizar as visitas, tais avaliações feitas pelos professores que acompanham os estudantes têm influenciado outros profissionais a também buscarem o órgão, além da própria curiosidade pelo conhecimento científico.

“A cada ano a gente tem buscado melhorar a recepção dos alunos. A partir dos comentários realizados tanto durante as palestras, assim como pelas sugestões deixadas na avaliação, buscamos proporcionar visitas cada vez mais proveitosas. Na Funceme, os alunos têm acesso a um verdadeiro mundo de conhecimento”, comenta.

Ela reforça a presença do grande número de visitas requisitadas por instituições de Ensino Superior, até mesmo do interior do Estado, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). As turmas chegam a ser compostas por até 50 pessoas.

 



Entre os 827 universitários que participaram em 2017 estão estudantes de Engenharia Ambiental, Agronomia, Ciências Ambientais, Oceanografia entre outros. Quando os grupos são formados por crianças, o mascote “Funceminha” participa das visitas proporcionando um ambiente lúdico e facilitando o aprendizado.

“Agradeço a instituição Funceme pela atenção, recepção e dedicação às nossas crianças. Todo o conteúdo apresentado foi de grande valia ao nosso projeto”, relatou a educadora do Infantil V, do colégio Antares, Jaqueline Braga.

A professora Eveline Viana Salgado, da Universidade de Fortaleza (Unifor), também elogiou a recepção dos alunos: “As visitas realizadas na Funceme são sempre bem aproveitadas pelos estudantes que participam. Parabenizo ao órgão por este canal de abertura perante à sociedade civil”.

Para agendar uma visita, basta entrar em contato com a Fundação por meio do site, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3101.1098. No primeiro momento é repassado um questionário com perguntas sobre o número de alunos, objetivos, nível de escolaridade, por exemplo. Após o preenchimento, a visita é autorizada pela diretoria do órgão.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima - (85) 98727.1557 / 98814.4194
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coluna direita

Previsão para Fortaleza

 ◄◄  ◄  ►►  ► 
FEVEREIRO 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Voltar ao topo da página

Rodapé da página

Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza/CE - CEP.: 60.115-221

Fone: (85) 3101.1088 - Fax: (85) 3101.1093 - Email: funceme@funceme.br

Copyright © 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados